top of page

O que são projetos limitados em microgeração?

O que são projetos limitados em microgeração?

Basicamente, são centrais geradoras de energia que possuem limitações em potência.

Um sistema de microgeração tem potência menor ou igual a 75 kW. Sendo que normalmente esse número representa a potência de inversores apenas, podendo incluir módulos que atinjam no somatório potência superior a essa. Por outro lado, o sistema de minigeração tem potência maior que 75 kW e menor ou igual a 5 MW.

Em especial, hoje falaremos sobre os sistemas limitados em microgeração que representam, com base nos dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), cerca de 4,65 GW dos 6 GW (aproximadamente 77% do total) da potência instalada de GD fotovoltaica no Brasil.

De acordo ainda com os números da ANEEL, a microgeração solar está presente em todo país, sobretudo nas regiões Sudeste e Sul.

Sistemas que são projetados com limitação em microgeração resultam muitas vezes em custos de aquisição mais atrativos e consequente melhores retornos sobre o investimento, haja visto não ser necessário adequações de subestação que normalmente são exigidas pelas concessionárias de energia para sistemas de minigeração.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page