beija flor-05.png
Buscar
  • Soul Renováveis

Conta de luz deve aumentar 12%

Atualizado: Fev 22

Tarifa de energia elétrica sofre novo reajuste em 2021.

Diferente do que ocorreu em dezembro com a cobrança extra mensal da bandeira tarifária vermelha, dessa vez o reajuste da tarifa será permanente.

Na região Sul, o aumento deve ser de 12%, representando mais do que o triplo da inflação prevista para o consumidor em 2021.

O principal vilão para esse aumento é o serviço de distribuição de energia elétrica, com alta de 15,5%. A elevação está associada as variações obtidas em 2020 pelo IGP-M (índice Geral de Preços – Mercado), acumulado em 23,14%, pressionado principalmente pela alta do dólar e falta de insumos.

Segundo o diretor de Regulamentação da TR Soluções, um dos principais fatores que irá pressionar a tarifa de energia elétrica este ano, é a inflação.

Outra influência vem da Conta-Covid, regulamentada pela ANEEL e criada para evitar grandes reajustes nas tarifas de energia elétrica para o consumidor durante a pandemia.

A crise econômica diminuiu o consumo de energia e gerou um desequilíbrio nas empresas com a sobrecontratação, o que foi ajustado com o empréstimo que começou a ser pago agora em janeiro. O aumento do custo girou em torno de 9,5%.


Na contramão do impacto de reajuste, as soluções renováveis são alternativas relevantes, uma vez que o consumidor terá sua tarifa reajustada, porém em uma fatia pequena.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo